quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROGRAMA DA DISCIPLINA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Departamento de Estudos Especializados
Disciplina: (EDU 03381) Educação sexual na escola - 2 créditos
Professora responsável: Jane Felipe 2010/2
Professores convidados: Charles Ross e Fernando Pocahy
Horário da disciplina: terças-feiras, das 10:30 às 12:30h
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Súmula

Análise do desenvolvimento da sexualidade da criança, do adolescente e do adulto numa perspectiva biológica, psicológica, social, cultural. Suas implicações no processo da educação na família, na escola e na sociedade.

Objetivos

• Discutir o conceito de gênero e sua articulação com a sexualidade;
• Analisar de que forma as relações de gênero e sexualidade vem sendo construídas no âmbito das sociedades ocidentais, em diferentes tempos históricos;
• Problematizar como a escola e seus profissionais manejam as questões em torno da sexualidade;
• Discutir o papel da mídia na construção das subjetividades e identidades de crianças, jovens e adultos.

Conteúdos

I - Corpo, gênero e sexualidade: algumas questões conceituais e políticas
- Breve histórico dos movimentos feministas, gays e lésbicos
- Estudos Queer
- Como se constroem as identidades de gênero
- Identidades sexuais e as discriminações: homofobia, misoginia

II - O corpo como espetáculo
- teoria unissexual
- normatização e controle dos corpos
- corpo como projeto

III - Educação para a sexualidade: alguns temas
- Idealização do amor romântico
- Maternidade como aprisionamento
- paternidade responsável
- práticas de risco e políticas de prevenção
- violência/abuso sexual e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes
- pedofilia: conceito médico e questões jurídicas
- pedofilização como prática social contemporânea

IV – Como trabalhar Gênero e sexualidade no contexto escolar:
- infância
- adolescência
- idade adulta

Dinâmica de trabalho

Encontros coletivos semanais: leituras, elaboração de resenhas dos textos recomendados, discussões de filmes, análise de livros didáticos e paradidáticos, seminários, construção de pertfólio.

Formas e critérios de avaliação

Presença efetiva em todas as atividades; pontualidade na entrega dos trabalhos, demonstrando inovação, criticidade e reflexão teórica. Prova escrita.

Bibliografia Básica

BRITZMANN, Déborah. O que é essa coisa chamada amor. Identidade homossexual, educação e currículo. In: Educação & Realidade, vol 21 (1), jan-jul de 1996.
FELIPE, Jane. Do amor (ou de como glamourizar a vida). Disponível no site www.geerge.com
______. Gênero, sexualidade e formação docente: uma proposta em discussão. In: FILHA, Constantina Xavier (org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2009. p. 46-55.
______. Relações de gênero: construindo feminilidades e masculinidades na cultura. (no prelo)
______. Sexualidade, gênero e novas configurações familiares: algumas implicações para a educação infantil. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. (org.). Educação Infantil: p’ra que te quero? Porto Alegre: UFRGS/Gov. RS, 1998.
______. Sexualidade nos livros infantis: relações de gênero e outras implicações. In: Meyer, Dagmar (org.). Saúde e sexualidade na escola. Porto Alegre: Mediação, 1998. p 111-124.
FILHA, Constantina Xavier (org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2009. (capítulo 1)
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (orgs). Corpo, Gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.
LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (org.). Corpo, gênero, sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 5ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes: 1997. (especialmente o capítulo 1)
______. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
______. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, L. H. (org.). A escola no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. P. 33-47.
______. Teoria Queer – uma política pós-identitária para a educação. In: Estudos Feministas, vol 9 (2), 2001. p. 541-553.
LOWENKSON, Laura. Abuso sexual, exploração sexual de crianças, pedofilia: diferentes nomes, diferentes problemas? Rio de Janeiro: Revista do CLAM, nº 5, 2010.
SANT’ANNA, Denise. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Porto Alegre: Educação & Realidade 25(2):49-58, jul./dez. 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. IN: SILVA, Tomaz T. (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000. (p. 71-102)
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira (org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Bibliografia Complementar

FELIPE, Jane. “Cachorras”, “tigrões” e outros “bichos”: problematizando gênero e sexualidade no contexto escolar. Revista Fazendo Escola, 2002.
______. Entre tias e tiazinhas: Pedagogias Culturais em circulação. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: Qual conhecimento, qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos à Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
STEINBERG, Shirley. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, Luiz Heron et al (org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: PMPA, 1997. P. 98-145.

Bibliografia específica para trabalhar com crianças e pré-adolescentes

CANDIA, Caterina et al (org.). A minha primeira coleção de iniciação sexual e afetiva (4 v.). São Paulo: Impala, 1996.
HARRIS, Robie. Vamos falar sobre sexo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Filmes recomendados

Minha vida em cor de rosa; Billy Elliot; Lolita; Fale com ela; Um amor quase perfeito; Má Educação; De caso com o inimigo;


CRONOGRAMA DAS AULAS

AGOSTO

10 – Apresentação da disciplina. Aspectos teórico-conceituais da Educação sexual. Levantamento das principais questões/dificuldades para se trabalhar a temática em sala de aula.
Texto base: FILHA, Constantina Xavier (org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2009. (capítulo 1)

17 – I - Corpo, gênero e sexualidade: algumas questões conceituais e políticas
- Breve histórico dos movimentos feministas, gays e lésbicos
- Estudos Queer
- Construção das identidades de gênero e das identidades sexuais
Textos base: LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes: 1997. (especialmente o capítulo 1)
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira (org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

24 – II - O corpo como espetáculo. Profª convidada: Dinah Quesada Bech
- teoria unissexual
- normatização e controle dos corpos
- corpo como projeto
Texto base: SANT’ANNA, Denise. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Porto Alegre: Educação & Realidade 25(2):49-58, jul./dez. 2000.

31 – III - Educação para a sexualidade: alguns temas
- Idealização do amor romântico
- Maternidade como aprisionamento
- Paternidade responsável
Texto base: FELIPE, Jane. Gênero, sexualidade e formação docente: uma proposta em discussão. In: FILHA, Constantina Xavier (org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2009. p. 46-55.
______. Do amor (ou de como glamourizar a vida. Texto disponível do site www.geerge.com

SETEMBRO

07 – FERIADO

14 – Homofobia
Texto base: BRITZMANN, Déborah. O que é essa coisa chamada amor. Identidade homossexual, educação e currículo. In: Educação & Realidade, vol 21 (1), jan-jul de 1996.

21 – violência/abuso sexual
pedofilia e pedofilização
Texto base: LOWENKSON, Laura. Abuso sexual, exploração sexual de crianças, pedofilia: diferentes nomes, diferentes problemas? Rio de Janeiro: Revista do CLAM, nº 5, 2010.

28 – Violências de gênero: física, psicológica, moral, patrimonial. Lei Maria da Penha
Texto base: FELIPE, Jane. Relações de gênero: construindo feminilidades e masculinidades na cultura. (no prelo)

OUTUBRO

05 – IV – Como trabalhar Gênero e sexualidade no contexto escolar:
- infância
- adolescência
- idade adulta
Texto base: LOURO, Guacira. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, L. H. (org.). A escola no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. P. 33-47.

12 – FERIADO

19 – Estratégias para trabalhar gênero e sexualidade na Ed. Infantil e séries iniciais. Análise de livros de sexo e sexualidade voltados para o público infanto-juvenil.
Texto base: FELIPE, Jane. Sexualidade nos livros infantis: relações de gênero e outras implicações. In: Meyer, Dagmar (org.). Saúde e sexualidade na escola. Porto Alegre: Mediação, 1998. p 111-124.

26 – Estratégias para trabalhar gênero e sexualidade com jovens e adultos
Texto base: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (orgs). Corpo, Gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

NOVEMBRO

02 – FERIADO
09 – Seminários
16 – Seminários
23 – Prova escrita
30 - Avaliação da disciplina

Temas dos Seminários

1 grupo: Livros para didáticos (livros de sexo e sexualidade p/ Ed. Inf e séries iniciais)
1 grupo: Literatura Infantil (Ed. Infantil)
1 grupo: Livros didáticos (crianças das séries iniciais – 1ª à 4ª série)
2 grupos: Músicas antigas e músicas recentes (estratégias para se trabalhar com adolescentes e adultos)
1 grupo: Propagandas televisivas (adolescentes e adultos)
1 grupo: Propagandas impressas: em revistas femininas, por ex. (adolescentes e adultos)
1 grupo: Programas de TV: novelas, humorísticos, por ex. (adolescentes e adultos)
1 grupo: Filmes (estratégias para se trabalhar com adultos)